Resistência a Antibióticos

 
           Nesta secção optamos por começar a análise pelas proteinas transportadoras associadas a resistência a drogas. Inicialmente fez-se a blast no ncbi, selecionou-se algumas sequências homólogas de outras espécies, fez-se o alinhamento múltiplo através do software Mega (Clustal W) e por fim construi-se a árvore feilogénica.
 
  • lpg2152 e lpg2237:
        Através da análise efetuada verificou-se que as proteínas envolvidas na resistência a drogas pertencem à familia ABC. Os transportadores pertencestes a esta familia são essenciais na resistência a medicamentos, pois são responsáveis pelo aumento da excreção do medicamento da célula. As figuras seguintes mostram as árvores filogénicas com sequências homólogas encontradas por blast que demonstram uma clara associação entre as várias proteinas e a familia ABC.
 
 - lpg2152 ('multidrug resistance ABC transporter ATP-binding protein')
 
        Esta árvore não permite grandes coclusões já que a lpg2152 diverge no inicio, apenas se observa a familia ABC estar presente nas outra proteinas.
 
- lpg2237 ('multidrug ABC transporter ATP-binding protein')
 

        Neste caso já é possivel observar a proximidade a outro transportador ABC de outro tipo de Legionella e também o facto de todos pertencerem à mesma familia.

  •      lpg2178 (multidrug-efflux system transmembrane protein) e lpg2234 (multidrug resistance protein D):
        No caso destas proteinas transportadoras o composto associado é 'multidrug efflux'. No caso da primeiro a função obtida através do match da blast está relacionado com a resistência a vários compostos tóxicos como antibióticos e detergentes, o que vai de encontro ao esperado. Ao fazer o blast é identificado um dominio correspondente à superfamilia MMPL e um dominio referente a proteinas trasnportadoras e de ligação associadas à produção de toxinas e resistência. A superfamilia MMPL não tem função conhecida mas é sugerida a envolvência no transporte de lipidos. Os outros dominios identificados todos vão de encontro a ser um 'multidrug efflux system'.
        Para a segunda proteina o resultado da match da blast referia-se ao envolvimento na 'sulfonamide (sulfathiazole) and bicyclomycin resistance' e a pertencer á familia Bcr/CmlA. Ao ver os dominios conservados no ncbi é possivel ver que pertence à superfamilia MFS, esta superfamilia envolve transportadores secundários. Foram encontrados outros dominios de sub-familias pertencentes a esta superfamilia de multidrug resistance. Nos dominios múltiplos vários eram referentes a resistência e transporte de antibióticos, sendo que um deles envolvia a sub familia Bcr/CflA que está relacionado com o Bcr/CmlA.
        Na imagem seguinte são apresentados os dominios encontrados para esta última proteina: